Você está visualizando atualmente Como preparar terra para plantar cactos: dicas práticas e completas

Como preparar terra para plantar cactos: dicas práticas e completas


Como preparar terra para plantar cactos

Como preparar terra para plantar cactos. Você sabia que os cactos são plantas muito versáteis e resistentes, que podem se adaptar a diversos ambientes e condições climáticas? Eles são ideais para quem quer ter um jardim bonito e fácil de cuidar, pois não exigem muita água, poda ou adubação. Mas para que os cactos cresçam saudáveis e bonitos, é preciso preparar uma terra adequada para eles, que seja bem drenada, arejada e nutritiva.

Portanto, vamos te ensinar como preparar terra para plantar cactos, usando materiais simples e acessíveis que você pode encontrar em qualquer loja de jardinagem ou até mesmo em sua casa. Você vai aprender quais são os tipos de terra mais indicados para os cactos, quais são os ingredientes que você deve misturar para fazer a sua própria terra, e como cuidar da terra depois de plantar os seus cactos. Vamos lá?

Sumário

Como preparar terra para plantar cactos

Tipos de Terra para Cactos

Os cactos são plantas que se originaram em regiões áridas e desérticas, onde o solo é pobre em matéria orgânica, mas rico em minerais. Por isso, eles não se adaptam bem a solos muito compactados, úmidos ou ácidos, que podem favorecer o aparecimento de fungos, bactérias e pragas que prejudicam o seu desenvolvimento.

Os tipos de terra mais indicados para os cactos são aqueles que têm as seguintes características:

  • Drenagem: A terra deve permitir que o excesso de água escorra facilmente, evitando que as raízes dos cactos fiquem encharcadas e apodreçam. Para isso, a terra deve ter uma boa quantidade de areia, pedriscos, cascalho ou perlita, que são materiais que ajudam a criar espaços entre as partículas do solo e facilitam a drenagem.
  • Aeração: A terra deve ser leve e solta, permitindo que o ar circule entre as raízes dos cactos, fornecendo oxigênio e evitando o sufocamento. Para isso, a terra deve ter uma boa quantidade de fibra de coco, casca de pinus, turfa ou vermiculita, que são materiais que ajudam a dar volume e porosidade ao solo e melhoram a aeração.
  • Nutrição: A terra deve fornecer os nutrientes essenciais para o crescimento e a floração dos cactos, como nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e ferro. Para isso, a terra deve ter uma boa quantidade de húmus de minhoca, esterco curtido, farinha de ossos, que são materiais que contêm matéria orgânica e são ricos em elementos minerais.

Veja também:

Como Fazer Terra para Cactos

Agora que você já sabe quais são os tipos de terra mais indicados para os cactos, você pode fazer a sua própria terra em casa, usando os ingredientes que você preferir ou que tiver disponíveis. Você pode seguir uma receita básica, que é a seguinte:

  • 2 partes de areia
  • 2 partes de terra vegetal
  • 1 parte de húmus de minhoca
  • 1 parte de casca de pinus

Primeiramente, você deve misturar bem todos os ingredientes em um recipiente grande, como um balde ou uma bacia, até obter uma terra homogênea e solta. Utilize uma pá, uma colher ou as mãos para fazer a mistura. Você também pode ajustar as quantidades dos ingredientes de acordo com a sua preferência ou a necessidade dos seus cactos. Por exemplo, se você quiser uma terra mais drenada, você pode aumentar a quantidade de areia ou adicionar pedriscos ou cascalho. Para obter uma terra mais nutritiva, você pode aumentar a quantidade de húmus de minhoca ou adicionar farinha de ossos.

Logo depois de fazer a sua terra, você deve armazená-la em um local seco e arejado, longe da luz direta do sol, até o momento de usar. Guarde a sua terra em um saco plástico, um pote de vidro ou um vaso de cerâmica, por exemplo. Você deve usar a sua terra em até 6 meses, pois depois desse tempo ela pode perder as suas propriedades.

Como Cuidar da Terra para Cactos

Depois de preparar a sua terra e plantar os seus cactos, você deve cuidar da terra para que ela mantenha as suas características e beneficie os seus cactos. Você deve seguir algumas dicas simples, que são as seguintes:

  • Rega: Você deve regar a sua terra para cactos com moderação, pois os cactos não precisam de muita água para sobreviver. Você deve regar a sua terra apenas quando ela estiver seca ao toque, o que pode variar de acordo com o clima e a estação do ano. Você deve regar a sua terra com água em temperatura ambiente, sem cloro ou sal. Regue a terra de forma uniforme, até que a água saia pelos furos de drenagem do vaso. Você deve esperar a água escorrer completamente antes de colocar o vaso no lugar.
  • Adubação: Faça adubação da terra com frequência, pois os nutrientes da terra se esgotam com o tempo e precisam ser repostos. Você deve adubar a terra com um adubo específico para cactos, que pode ser encontrado em lojas de jardinagem ou na internet. Você deve seguir as instruções do fabricante sobre a quantidade e a forma de aplicação do adubo. Faça adubação do cacto no início da primavera e no final do verão, que são as épocas em que os cactos estão mais ativos e precisam de mais nutrientes.

Troca da Terra

Troque a terra para cactos periodicamente, pois a terra pode se compactar, acidificar ou contaminar com o tempo e prejudicar os seus cactos. Troque a terra a cada 2 ou 3 anos, ou quando você perceber que a sua terra está muito dura, escura ou com mau cheiro. Você deve trocar a sua terra por uma nova, que pode ser a mesma receita que você usou anteriormente ou uma diferente, de acordo com a sua preferência ou a necessidade dos seus cactos. Você deve aproveitar a troca da terra para verificar o estado das raízes dos seus cactos, cortar as partes podres ou doentes, e transplantar os seus cactos para um vaso maior, se necessário.

Siga Receitinhas da Vovó Ana no Google Notícias e receba as melhores receitas que estão bombando no momento em primeira mão.

Veja mais receitas rápidas e práticas

Compartilhe nosso conteúdo!!

Quantas estrelas ⭐ ⭐ ⭐ ⭐ ⭐ esta receita merece?

Esta publicação Como preparar terra para plantar cactos: dicas práticas e completas foi referenciada pela primeira vez no blog Receitinhas da Vovó Ana.