Você está visualizando atualmente Congea Tomentosa, Trepadeira De Flores Lilases

Congea Tomentosa, Trepadeira De Flores Lilases

  • Categoria do post:Jardinagem / RDA
Congea tomentosa com flores lilás

Quem já conhece a Congea tomentosa não se importa de esperar o final do inverno para ver o espetáculo de flores rosadas e lilás que se forma no jardim. Com a queda da maioria das folhas, essa trepadeira fica tão repleta de flores que quase não se vê mais seu caule e as poucas folhas que sobraram. É uma floração impressionante e inesquecível.

Sumário

Sobre a Congea Tomentosa

A Congea tomentosa é conhecida popularmente como Congeia. Nos países de língua inglesa e espanhola eles se referem a ela como “Chuva-de-orquídeas” dada sua espetacular floração. Embora não tenha relação com as orquídeas.

A Congeia é uma trepadeira pertencente à família Lamiaceae, a mesma de outras espécies já comentadas anteriormente aqui no site, como por exemplo a Sálvia

De origem asiática, a Congea tomentosa é nativa sobretudo da Tailândia e Mianmar, mas pode ser encontrada também em outras partes do sul da Ásia.

Suas folhas crescem em pares opostos e tem cor verde clara, cada uma com cerca de 3 centímetros de comprimento. Essa espécie pode atingir cerca de 3 a 5 metros de altura ou mais, quando em seu habitat natural. Tanto as folhas como o caule e as brácteas (folhas modificadas) são cobertos por uma camada de pelos finos.

As brácteas são as responsáveis pelo show de cor branca e lilás que a planta produz no final do inverno e início da primavera. Elas são compostas por três partes em formato de hélice que envolvem as pequeninas flores que ficam ao centro.

Brácteas e flores da Congea tomentosa

A floração dura várias semanas, período em que as brácteas vão mudando sua cor aveludada. Elas saem da cor branca e lilás e passam por tons rosados e violeta até chegar ao cinza.

A Congea tomentosa é utilizada tradicionalmente nos países asiáticos como planta medicinal. O extrato do caule, das folhas e das flores formam compostos de ação antifúngica e antibacteriana.

Como Cuidar da Congea Tomentosa

A Congea tomentosa é uma planta que gosta de muita água e sol pleno. Se o cultivo for em vasos, procure locais com muita luminosidade nas varandas e terraços, pois quanto maior a quantidade de horas de sol, mais espetacular será sua floração.

Luz e Temperatura

O cultivo da Congea tomentosa é mais saudável em ambientes onde a luz solar esteja presente ao menos 6 horas por dia. Você vai conseguir bons resultados com um pouco menos de horas de luz solar, mas saiba que a floração muito provavelmente ficará prejudicada.

Em países onde o clima é mais rigoroso, muitas pessoas cultivam a Congeia dentro de casa, pois é uma planta que não tolera frio e geadas. A temperatura ideal de cultivo está entre 18º e 26º C.

Rega e Substrato

Se sua Congeia é cultivada em vasos e jardineiras, ela precisa ser irrigada abundantemente até que a água escorra pelos orifícios no fundo do vaso. Assim, a rega deve ser completa, permitindo que o substrato fique totalmente molhado.

Para que sua planta não sofra com alagamentos nas raízes, é importante escolher o substrato correto que permite a boa drenagem no vaso. Uma mistura de substrato rico em material orgânico e fértil é composto por elementos como húmus de minhoca, por exemplo, que serve como adubo, além de terra vegetal de boa qualidade.

No caso de plantas cultivadas em jardim, também deve-se priorizar o solo fértil e bem drenado. Na hora de regar, molhe até que os primeiros três centímetros de terra fiquem úmidos.

Em períodos de chuva, diminua naturalmente a frequência de rega.

Veja Também:

Gostou das dicas sobre a Congea tomentosa? Compartilhe esse artigo com alguém que também gosta de plantas para jardim. Logo depois, marque suas estrelinhas abaixo.

Esta publicação Congea Tomentosa, Trepadeira De Flores Lilases foi referenciada primeiro no blog Terragam.