Se você quer um clima natural no seu jardim, as pedras decorativas artificiais têm muitas vantagens. Além de reproduzir fielmente o aspecto e as cores das pedras naturais, as artificiais são muito mais leves. Nesse sentido, são fáceis de carregar e mover, e o mais importante, ajudam na preservação da natureza.
Assim como as pedras naturais extraídas da natureza, as pedras artificiais vão se impregnando dos materiais do local. A sujeira e o lodo, por exemplo, acumulados no dia a dia, contribuem para um aspecto de pedra antiga, ficando cada vez mais visualmente natural.
Sumário
Como são as Pedras Decorativas Artificiais
As pedras decorativas artificiais são feitas de diferentes materiais. Elas podem ser fabricadas com fibra de vidro, alvenaria armada, polímero de alta densidade ou ainda de uma mistura de pó de rocha natural com resina.
A indústria vem avançando na criação de alternativas de materiais mais resistentes, assim como no aproveitamento do grande volume de rejeitos gerado anualmente na extração de rochas ornamentais. Esses rejeitos que antes eram descartados na natureza, além de serem reutilizados na fabricação das pedras artificiais, contribuem para diminuir a exploração de jazidas para fins ornamentais.
Como Usar as Pedras Decorativas Artificiais no Jardim
A maioria das pedras decorativas artificiais são ocas e muito leves com o objetivo de ter um peso bem mais reduzido do que as pedras naturais. Entretanto, são peças resistentes que suportam a compressão, mantém a estabilidade das cores e não são porosas.
Elas têm se tornado a escolha preferida dos compradores, já que possibilitam o molde de acordo com o espaço. Sua utilização no jardim não se restringe às peças decorativas, sendo utilizadas também como caminhos e passeios. Além disso, as pedras artificiais podem ocultar canos e outros objetos do jardim que deixariam o local com aspecto visual carregado.
O efeito é muito semelhante ao natural. E com a decoração do paisagismo ao redor da pedra, torna-se muito difícil dizer que a pedra artificial é falsa.
Como são feitas de material resistente, elas não sofrem com as intempéries do clima. Dessa forma podem ser utilizadas mesmo em ambientes aquáticos, como piscinas e lagos.
Enfim, se você tem um jardim e quer acrescentar um novo visual, não deixe de pesquisar sobre a utilização e os vários tipos de pedras decorativas artificiais. Elas não agridem o meio ambiente e trazem um visual natural para o seu espaço.
Antes de começar sua decoração ou definir o paisagismo para o jardim, veja esse outro artigo onde abordamos o que fazer antes de decorar seu jardim com pedras.
Veja Também:
Gostou de saber um pouco mais sobre as pedras decorativas artificiais para jardim? Compartilhe com quem você conhece que também tenha jardins em casa e então, deixe suas estrelinhas abaixo.
Esta publicação Pedras Decorativas Artificiais: Opção Para Jardins foi referenciada primeiro no blog Terragam.